Normas gerais para submissão e aceitação de trabalhos científicos

Considerações gerais

O II Congresso Nacional de Fisiologia Clínica, inclui no seu programa científico a possibilidade de apresentação de trabalhos associados às temáticas da Fisiologia Clínica, no formato de Pósteres ou Comunicações Orais.

Em ambos os formatos serão aceites resumos de trabalhos científicos, incluíndo revisões da literatura e casos clínicos.

Os resumos submetidos terão de ser originais, não podendo ter sido apresentados em reunião científica nacional/internacional prévia.

Participação

A submissão de resumos pode ser realizada por estudantes, profissionais e investigadores das áreas da Fisiologia Clínica, Neurofisiologia, Cardiopneumologia e outras áreas afins.

Autores

O 1º autor será por defeito o apresentador do trabalho científico. Caso não possa comparecer, deverá nomear um apresentador de entre os coautores e comunicar até 3 dias antes à Comissão Científica do II Congresso Nacional de Fisiologia Clínica, cabendo a esta a decisão final sobre a alteração solicitada.

Nos trabalhos com vários autores, o elemento que apresenta o trabalho tem de estar inscrito como participante no Congresso.

Os membros das Comissões Organizadora e Científica do II Congresso Nacional de Fisiologia Clínica podem assumir coautoria de trabalhos submetidos.

Submissão dos resumos

A data limite para submissão dos resumos é 15 de Outubro de 2019.

A submissão dos resumos deverá ser feita exclusivamente por via eletrónica, mediante o preenchimento de um formulário existente para esse efeito no site do congresso.

Cada autor pode submeter até 3 resumos como 1º autor.

Normas para elaboração dos Resumos

Os resumos devem ser realizados em Microsoft Word e cumprir os seguintes requisitos: máximo de 250 palavras (excluindo títulos e palavras-chave), margem 3 cm, tipo de letra Calibri, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre as linhas, justificado, sem parágrafos e sem referências bibliográficas.

Os resumos devem ter a seguinte estrutura: Título, Autores e afiliações, Introdução, Objectivos, Material e Métodos, Resultados e Conclusão. Devem conter 3 a 5 palavras-chave.

O nome do ficheiro deve ser o título do trabalho, não contendo mais de 20 palavras (incluindo pontuação). O título deverá demonstrar de forma cuidadosa a temática central e a(s) hipótese(s) envolvidas.

Os autores devem ser listados com o primeiro e último nome, com respectivas afiliações.

Todas as siglas e abreviaturas devem ser especificadas no corpo de texto, quando utilizadas pela primeira vez.

O corpo do texto não pode conter qualquer elemento que permita a identificação dos autores, sob prejuízo de não-aceitação do trabalho.

Processo de seleção dos resumos pela Comissão Científica

Todos os resumos enviados serão revistos pela Comissão Científica do II Congresso Nacional de Fisiologia Clínica (CC-CNFC).

A seleção resultará da aplicação de critérios definidos pela CC-CNFC, podendo a classificação ser: “Aceite” ou “Não Aceite”.

A comunicação da aceitação ou rejeição do resumo será realizada via correio eletrónico para o contacto fornecido pelo 1º autor, até ao dia 18 de Outubro de 2019.

Uma vez aceite o resumo, não será possível ao autor realizar correções.

No caso de aceitação do resumo por parte da CC-CNFC, o 1º autor tem até 20 de Outubro de 2019 para comunicar por e-mail a aceitação da apresentação do trabalho no II Congresso Nacional de Fisiologia Clínica.

A aceitação da apresentação do trabalho por parte do 1º autor constitui um compromisso. A falta de apresentação do trabalho no evento, implica que não seja emitido o respetivo certificado.

Caso não haja confirmação de aceitação da apresentação do trabalho, este não constará do programa científico.

A aceitação da apresentação do trabalho implica a aceitação de cedência de direitos de autor (campo de preenchimento obrigatório no formulário de submissão).

Estrutura

Pósteres

Folha única, orientação vertical, com dimensões de 80×120 cm (largura x altura), legível a 1.5 metros de distância.

Trabalhos científicos: Título, Introdução, Objetivos, Material e métodos, Resultados, Conclusão e Referências Bibliográficas.

Casos Clínicos: Título, Introdução, Descrição do Caso, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas.

Comunicações Orais

Trabalhos científicos: Título, Introdução, Objetivos, Material e métodos, Resultados, Conclusão e Referências Bibliográficas.
 Casos Clínicos: Título, Introdução, Descrição do Caso, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas

Apresentação dos Trabalhos

Pósteres

O Poster deve ser afixado entre as 14 e as 18 horas do dia 25 de outubro, no local indicado pela organização e deverá ficar exposto durante todo o Congresso.

A colocação e retirada dos posters, bem como a sua conservação, são da responsabilidade dos autores.

As despesas inerentes à impressão dos posters são da responsabilidade dos autores.

A apresentação dos Pósteres terá uma duração total de 5 minutos (3 minutos de apresentação, mais 2 minutos de discussão) e os autores deverão encontra-se junto dos mesmos no horário definido para esse efeito.

Comunicações Orais

A apresentação das comunicações orais decorrerá na sala principal do Congresso, preferencialmente em língua portuguesa, podendo também ser realizada em inglês.

A duração máxima da apresentação será de 10 minutos.

O formato digital da apresentação deve ser elaborado em Microsoft PowerPoint®, no modelo fornecido pela organização.

A apresentação deve ser entregue no secretariado do Congresso (Slidedesk) atempadamente.

Não é permitida a utilização de computadores pessoais.

O dia/hora da apresentação será definido pela CC-CNFC.

Certificados

Será emitido um certificado por cada apresentação, no qual constarão os nomes do autor e coautores.

Prémios

Está prevista a atribuição dos seguintes prémios aos trabalhos apresentados no II Congresso Nacional de Fisiologia Clínica:
Prémio melhor poster – atribuído pela CC-CNFC.
Prémio melhor comunicação oral livre – atribuído pela CC-CNFC.

A CC-CNFC reserva-se ao direito de não atribuir prémios.

Considerações Finais

Em qualquer situação não prevista neste regulamento, valerá a decisão da CC-CNFC tomada por maioria dos seus elementos.