MENSAGEM BOAS-VINDAS


MENSAGEM DE BOAS VINDAS

Em nome da Comissão Científica e Comissão Organizadora, é com enorme satisfação que os receberemos na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), para o 3º Congresso Nacional de Fisiologia Clínica, de 9 a 11 de Abril de 2021.

Está a ser preparado um evento abrangente e agregador, sob o tema ‘Networking Healthcare: o Futuro da Fisiologia Clínica’, cujo programa científico procura congregar o valioso contributo de diferentes interlocutores na temática contemporânea e inevitável de networking em saúde, promovendo a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade na construção identitária da nossa Fisiologia Clínica. Existirão, na sexta-feira, cursos pré-congressos com forte componente prática/hands-on e no último dia, domingo, a montra dos trabalhos científicos de excelência da área, bem como o já habitual quiz temático. Estes dois dias ladeiam o dia mais intenso de trabalhos – sábado 10/4 – que se deseja que decorra com fluidez, dinâmica e muita motivação, marcado incontornavelmente pela sinergia da conferência inaugural intitulada ‘Despertar para a Ciência’ com uma final ‘Da Ciência ao Amor’ de duas individualidades ímpares do panorama científico nacional e internacional: Professor Doutor Alexandre Quintanilha e Doutor Luís Portela, respectivamente.

 

Este evento admita-se, ab initio aquando o seu desígnio, contemplou conceitos como acessibilidade, sustentabilidade, solidariedade e felicidade.

A acessibilidade envolve, naturalmente, um cuidado especial para com os alunos de Fisiologia Clínica das quatro escolas envolvidas, versado em algumas medidas facilitadoras da sua participação que assaz nos motivam. Entre outras que oportunamente serão divulgadas, destacamos o preço de inscrição substancialmente mais baixo por confronto com iniciativas de cariz sobreponível e ainda protocolos com redes de transportes públicos e unidades hoteleiras, incluindo a possibilidade (limitada) de pernoitarem em casa de colegas de Coimbra numa oferta presentemente em edificação.

A sustentabilidade assentará na modalidade de ePosteres, numa ementa tendencialmente elaborada de produtos locais sazonais e comida de baixo impacto, com abolição de plásticos de uso- único. A aplicação da medida dos 3R: redução, reutilização e reciclagem, é um objectivo que almejamos.

A solidariedade para com quem mais requer é uma missão imperiosa para este evento e devê-lo-á ser para todos nós. Com esse intuito, temos a alegria de anunciar um donativo simbólico de 1€, por cada inscrição, a favor da ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e ainda a inscrição gratuita, bem como a oferta da deslocação, para 3 alunos de cada uma das escolas, a serem selecionados pelas próprias.

A felicidade de todos os participantes no 3º CNFC é a nossa principal meta. Acreditamos que se a procurarmos fora de nós ficaremos assoberbados e extenuados, ao invés de a indagarmos introspectivamente, momento em que nos será revelado um caminho. Que esse trilho inclua o nosso encontro em Outubro, em prol e em torno de uma missão expectavelmente comum, sejamos alunos, profissionais e/ou docentes: tornar a Fisiologia Clínica cada vez mais forte, representativa e significativa para a Saúde em Portugal.

Que as intervenções inspiradoras nos conectem a todos, sob uma visão de crescimento profissional e pessoal e que a ESTeSC e a cidade de Coimbra vos marquem positivamente, superando as vossas melhores expectativas, fixando-se, assim, irremediavelmente, no vosso hipocampo e todo sistema límbico.

Um bem-haja. Esperamos por todos vós.
Muito grato pela V/ atenção.

 

Daniel Filipe Borges
Presidente do 3º Congresso Nacional de Fisiologia Clínica